Escoteirismo - Juventude com Oportunidade
Para a Ascebep, o esporte tem papel de destaque no desenvolvimento social e inclusivo na vida de uma pessoa, principalmente para aquelas expostas aos diferentes riscos sociais, como: exploração sexual, uso de entorpecentes, pedofilia, entre outras mazelas.
Com isso, foi criado o projeto Juventude com Oportunidade, visando contribuir na inclusão social de crianças, adolescentes e jovens que residem o bairro Palmares Sul e região.

Uma aula de escotismo, ou uma atividade escoteira, baseia-se na aprendizagem "fazendo" através de atividades práticas e variadas, como contato com a natureza, trabalho em equipe, e desenvolvimento da autonomia, liderança e responsabilidade. O objetivo é o desenvolvimento integral dos jovens, promovendo seu caráter e capacitando-os para serem cidadãos responsáveis e úteis à comunidade.
Como funciona uma "aula" de escotismo?
- Aprendizagem pela prática: Em vez de apenas instrução teórica, os escoteiros aprendem através de experiências reais e atividades, que os levam a agir, cometer erros, refletir e descobrir.
- Desenvolvimento do jovem: O Escotismo busca o desenvolvimento das dimensões física, intelectual, social, afetiva e espiritual dos jovens, tornando-os mais autônomos e capazes de tomar decisões.
- Contato com a natureza: A interação com o meio ambiente é um componente essencial, incentivando o respeito e o cuidado com a natureza.
- Trabalho em equipe e comunidade: As atividades são realizadas em grupo, promovendo a cooperação, a solidariedade e o senso de responsabilidade social.
- Valores e compromisso: A prática é guiada pela Lei e Promessa Escoteira, um sistema de valores morais que orienta o comportamento dos escoteiros.